Coerência e coesão
textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto
e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área. Exp: Aquele
garoto não gosta de futebol mas fica chamando seus amigos para jogar
(Incoerência).
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais
existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa
sequenciação de eventos. A coerência,
por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos,
apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado
entre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência
está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
Definição Especifica
Coesão - É a conexão, harmonia entre os
elementos de um parágrafo. Percebemos tal definição quando lemos um texto e
verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um
dando continuidade ao outro.
Coerência - É a relação psicológica entre as
ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição
entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões
anteriormente empregados. Resumindo, a coesão é o sentido de cada uma das
frases e a coerência o entrelaçamento desses sentidos.
A
construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do
leitor. A coerência textual é o
instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e
dar um sentido completo a ele.
Cada
palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um
outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os
textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os
demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma
mensagem, um conteúdo semântico compreensível.
O texto é
escrito com uma intencionalidade, de modo que ele tem uma repercussão sobre o
leitor, muitas vezes proposital.
Em uma
redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve
ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as
frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de
raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência
textual.
A
coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto
com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a
compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos,
preposições, etc.
Vejamos
alguns exemplos de falta de coerência textual:
“No verão
passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar
a praia, pois o
frio era tanto que chegou a nevar”
“Estão
derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue
sobreviver.”
“Todo
mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”
“Todo
mundo destrói a natureza menos todo mundo”
“Podemos
notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um
problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na
educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a
frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”
A falta
de coerência em um texto é facilmente detectada por um falante da língua, mas
não é tão simples notá-la quando é você quem escreve. A coerência é a
correspondência entre as idéias do texto de forma lógica.
Quando o
entendimento de determinado texto é comprometido, imediatamente alguém pode afirmar
que ele está incoerente. Na maioria das vezes esta pessoa está certa ao fazer
esta afirmação, mas não podemos achar que as dificuldades de organização das
idéias se resumem à coerência ou a coesão. É certo que elas facilitam bastante
esse processo, mas não são suficientes para resolver todos os problemas. O que
nos resta é nos atualizarmos constantemente para podermos ter um maior domínio
do processo de produção textual.
(PROVA
AFT/RN 2005)
Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna
correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.
A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. ___1___ dados
recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo,
levando-se em conta o risco de morte por homicídio.
Em 1980, tínhamos uma média de, aproximadamente, doze homicídios por cem mil
habitantes. ___2___, nas duas décadas seguintes, o grau de violência
intencional aumentou, chegando a mais do que o dobro do índice verificado em
1980 – 121,6% –, ___3___, ao final dos anos 90 foi superado o patamar de 25
homicídios por cem mil habitantes. ___4___, o PIB por pessoa em idade de
trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% do PIB a
violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990.
Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da
violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997.
___5___ a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os
jovens pobres e negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com
a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.
(Adaptado de http://www.brasil.gov.br/acoes.htm)
a) 1 – Tanto é assim que
b) 2 – Lamentavelmente
c) 3 – Ou seja
d) 4 – Simultaneamente
e) 5 – Se bem que
COMENTÁRIO: As lacunas no texto ocultam palavras e
expressões que atuam como conectores – ligam orações estabelecendo relações
semânticas entre os períodos. A banca sugere algumas opções de preenchimento.
Dessas, a única que não atende ao solicitado é a de número 5, uma vez que a
expressão “Se bem que” deveria introduzir uma oração de valor concessivo,
estabelecendo, assim, idéia contrária à que foi apresentada até então pelo
texto.
Verifica-se, contudo, que o que se segue ratifica as informações anteriores ao
fornecer dados complementares às estatísticas sobre homicídios. Sendo aceita a
sugestão da banca, a coerência textual seria prejudicada. Por isso, o gabarito
é a opção E.
Exercícios de coerência e coesão textual
Nas
questões 02 e 03, numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e
coerente e, depois, indique a seqüência numérica correta.
02- ( ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era
do capitalismo desalmado.
( ) Durante décadas, Friedman - que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da
Universidade de Chicago - foi visto como uma espécie de pária brilhante.
( ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima
do status de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante
do século.
( ) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto
como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.
( ) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o
'excesso de intervenção governamental.' (Baseado em Robert J. Samuelson, Exame,
1/7/1998)
a) 4, 2, 5, 1, 3
b) 1, 2, 5, 3, 4
c) 3, 1, 5, 2, 4
d) 5, 2, 4, 1, 3
e) 2, 5, 4, 3, 1
03-
( ) Na verdade, significa aquilo que um liberal americano descreveria (sem
estar totalmente correto, porém) como conservadorismo.
( ) Nos Estados Unidos, liberalismo significa a atuação de um governo ativista
e intervencionista, que expande seu envolvimento e as responsabilidades que
assume, estendendo-os à economia e à tomada centralizada de decisões.
( ) A guerra global entre estado e mercado contrapõe ‘liberalismo’ a
‘liberalismo’.
( ) No resto do mundo, liberalismo significa quase o oposto.
( ) Esta última definição contém o sentido tradicional dado ao liberalismo.
( ) Esse tipo de liberalismo defende a redução do papel do Estado, a
maximização da liberdade individual, da liberdade econômica e do papel do
mercado. (Exame, 1/7/1998)
a) 1, 5, 3, 4, 2, 6
b) 3, 1, 4, 5, 6, 2
c) 2, 4, 5, 3, 6, 1
d) 4 , 2, 1, 3, 6, 5
e) 1, 3, 2, 6, 5, 4
04- Numere o segundo conjunto de sentenças de acordo com o primeiro, de modo
que cada par forme uma seqüência coesa e lógica.
(1) A experiência mundial produziu uma ordem razoavelmente depurada de
radicalismos ideológicos neste fim de século.
(2) As reformas tributária, da legislação trabalhista e da previdência são
necessárias à consolidação de uma economia de mercado com altas doses de
investimento e de geração de empregos.
(3) O Plano Real interrompeu a ciranda de preços e, com isso, erradicou o
imposto inflacionário.
(4) Um fator crítico para consolidar a moeda forte é um banco central
independente.
(5) Os governos nacionais que compreendem a lógica da economia de mercado
implementam políticas públicas compatíveis com a nova ordem em formação.
(Baseado em Paulo Guedes, Exame, 1/7/1998)
( ) Este era politicamente ilegítimo (uma taxação sem legislação) e socialmente
injusto.
( ) Ele remeteria ao Congresso o ritual de aprovação de despesas e arrecadação
de impostos, o que poderia aumentar a transparência da atuação do Estado.
( ) Os que não a compreendem, quer por preconceitos ideológicos, quer por
motivos religiosos, quer por ignorância, cavam um fosso no qual aprisionam populações
inteiras.
( ) Mas elas precisam ser transmitidas em linguagem cotidiana para que
‘globalização’ não signifique ‘desnacionalização industrial somada a ciranda
financeira internacional’.
( ) Seus alicerces são sistemas políticos democráticos, economias de mercado em
processo de globalização, ação social descentralizada por parte de governos
nacionais e a consolidação de moedas fortes.
A seqüência numérica correta é:
a) 5, 4, 2, 3, 1
b) 3, 4, 5, 2, 1
c) 1, 5, 3, 4, 2
d) 2, 1, 4, 5, 3
e) 4, 2, 5, 1, 3
05- Assinale o segmento que apresenta erro de concordância.
a) As empresas estrangeiras registram o capital que investe no país como
empréstimos feitos pela matriz para poder remeter os juros às matrizes sem
pagar imposto de renda. Há muitas propostas para reduzir a evasão fiscal no
país. Uma delas é a cobrança de imposto sobre o faturamento das empresas.
b) No sistema financeiro, 34% dos débitos reconhecidos com a Receita estão com
o pagamento suspenso por causa de liminares. As empresas deixaram de pagar
cerca de 12 bilhões de reais em impostos nos últimos cinco anos, dos quais 3,5
bilhões seriam devidos pelos bancos.
c) O motivo: a Lei no 8200, de 1991, permitiu a correção monetária das despesas
nos balanços, mas não fez o mesmo com as receitas. Boa parte dos dólares
aplicados por investidores estrangeiros no país seria de brasileiros. O
dinheiro, depositado em paraísos fiscais, retorna ao país sob a forma de
investimento em ações e em aplicações de renda fixa, sem identificação do
titular da conta, e sai sem pagar imposto algum.
d) As empresas acumulam prejuízos de 183 bilhões de reais e querem
transformá-los em créditos com o Fisco. Desse total, 23 bilhões são perdas
contabilizadas por instituições financeiras. Se esse volume de recursos fosse
usado de uma só vez, equivaleria a mais de um ano de arrecadação.
e) Das 530 maiores empresas do país, metade não pagou imposto de renda em 1997.
O mesmo ocorreu com os bancos. Das 66 maiores instituições financeiras, 42% não
recolheram imposto de renda. A Receita tem 115 bilhões de reais a receber em
impostos devidos pelas empresas que não foram pagos por causa do que se chamou
de “indústria de liminares”.
06- Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de concordância
verbal.
a) Um delegado mal-intencionado pode perseguir um cidadão ou uma empresa ou,
da mesma forma, proteger um sonegador. Por isso, essas indicações sempre foram
olimpicamente disputadas pelos partidos.
b) A partir de 1994, a Receita Federal passou a nomear todos os delegados e
superintendentes do órgão nos Estados, sem nenhuma interferência política.
Esses cargos compõe o sistema nervoso da Receita.
c) Há casos de funcionários, como os inspetores alfandegários de aeroportos e
portos, que há anos eram escolhidos por políticos. O resultado é que a
fiscalização ganhou mais independência.
d) As mudanças surtiram, de imediato, efeitos práticos. O primeiro é que o raio
de ação dos fiscais cresceu consideravelmente.
e) Os auditores passaram a visitar empresas e pessoas que antes se sentiam
seguras graças às amizades que tinham em determinados postos. (VEJA, Edição
1621 - 27/10/1999)
07- Os fragmentos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os
de forma coesa e coerente e assinale a resposta correta.
A. Na sede da entidade, a Receita recolheu para análise dezenas de notas
fiscais, comprovantes de pagamentos e livros contábeis. Com base nos
documentos, o órgão federal espera esclarecer a questão. O movimento financeiro
durante os dez dias da festa é avaliado pelo Sebrae da cidade em R$ 278
milhões.
B. Segundo sua análise, o evento reúne 1 milhão de pessoas, com uma média de R$
278 gastos por freqüentador. Desses R$ 278 milhões, a média de arrecadação é de
3%. Segundo informações obtidas pela Receita, metade desse percentual estaria
sendo sonegado - ou seja, R$ 4,17 milhões. Além do clube, devem ser
fiscalizados hotéis, restaurantes e a empresa que vende os anúncios da festa.
C. A suspeita de sonegação surgiu porque o recolhimento dos tributos por parte
de comerciantes e empresários da região, no período da festa, é o mesmo dos
outros meses do ano. "Todo mundo diz que o faturamento dobra ou triplica
no período da festa, mas o total arrecadado em impostos fica igual", diz o
delegado da Receita. O primeiro alvo dos auditores na cidade foi o clube Os
Independentes, instituição responsável pela organização da Festa do Peão de
Boiadeiro.
D. A Receita Federal de Franca está apurando a sonegação de impostos praticada
pelas empresas e associações que atuam na Festa do Peão de Boiadeiro de
Barretos.
(Rogério Pagnan, Folha de S. Paulo, 15/08/2000, p. F2, com adaptações)
a) C, A, B, D
b) D, C, A, B
c) A, B, C, D
d) D, B, C, A
e) B, C, D, A
PROVA I
"Arrumar
o homem"
Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não
posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso,
tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano:
"Se não é verdadeira... é muito graciosa!"
Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego,
admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de
estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com
perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.
A idéia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a
ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo
quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu
termino esta conta". sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma
hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar
o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos,
comemora o pai-engenheiro.
Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o
menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho,
sem defeito, o mapa do mundo.
Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói
deu a chave da proeza: "Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o
quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o
mundo ficou arrumado!"
"Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final.
Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado
quase sempre) e o mundo fica arrumado!"
Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.
01. Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do
texto:
(A) embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada,
conta-a por seu valor moral;
(B) como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a
transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;
(C) A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto
tem certeza de sua inautenticidade ;
(D) O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está
certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança ;
(E) a estória narrada possui autenticidade, veracidade e , além disso, certa
graça.
02. O título dado ao texto:
(A) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;
(B) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;
(C) mostra a desorganização reinante na família moderna;
(D) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;
(E) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.
03. Na continuidade de um texto, algumas palavras referem-se a outras
anteriormente expressas; assinale o item em que a palavra destacada tem sua referência
corretamente indicada:
(A) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar
- refere-se à autenticidade da estória narrada;
(B) Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei... -
refere-se à veracidade da estória narrada;
(C) ...e, por isso tenho-a como verdadeira. - refere-se a não poder duvidar da
veracidade da pessoa que lhe narrou a estória;
(D) ...tenho-a como verdadeira. - refere-se à pessoa que lhe narrou a estória
do texto;
(E) Salva-me de qualquer modo, o provérbio italiano. - refere-se à pessoa de
cuja veracidade o autor do texto não pode duvidar.
04. O item em que o vocábulo sublinhado está tomado em sentido não- figurado é:
(A) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória...
(B) Estava, pois, aquele pai carioca ...
(C) ...não cessava de atormentá-lo com perguntas...
(D) ...comemora o pai-engenheiro.
(E) Mas esse garoto é um sábio !
05. ..por nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça...; o substantivo
quebra-cabeça forma o plural de modo idêntico a um dos substantivos abaixo:
(A) guarda-chuva;
(B) tenente-coronel;
(C) terça-feira;
(D) ponto-de-vista;
(E) caneta-tinteiro.
06. O item em que o vocábulo destacado tem seu sinônimo corretamente indicado
é:
(A) Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano... - citação;
(B) ...com perguntas de todo jaez .. - tipo;
(C) ...tentando conquistar um companheiro de lazer. - aventuras;
(D) ...prelibando pelo menos uma hora... - desejando;
(E) o peralta não levará menos do que isso... - revolucionário.
07. Vá brincando enquanto eu termino esta conta; se fossem dois engenheiros
querendo trabalhar e
dois os meninos, esta mesma frase, mantidas as pessoas, deveria ter a seguinte
forma:
(A) Vão brincando enquanto nós terminamos esta conta;
(B) Ide brincar enquanto eu termino esta conta;
(C) Vamos brincando enquanto nós terminamos esta conta;
(D) Vadé brincando enquanto eles terminam esta conta;
(E) Vai brincando enquanto nós terminamos esta conta.
08. Basta arrumar o homem (...) e o mundo fica arrumado! A noção expressa pela
primeira oração, em relação à segunda é:
(A) concessão;
(B) causa;
(C) tempo;
(D) comparação;
(E) condição.
09. A frase do menino: E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!
mostra que:
(A) o pai do menino desconhecia a brilhante inteligência do filho;
(B) o menino tinha uma visão critica do mundo bastante apurada;
(C) o menino já havia feito a mesma tarefa antes;
(D) o autor do texto quer mostrar a sabedoria do menino;
(E) o menino descobrira um meio mais fácil de completar a tarefa.
10. Mas esse garoto é um sábio...; esta frase do autor do .texto é introduzida
por uma conjunção adversativa que marca, nesse caso, a oposição entre:
(A) a idade e a sabedoria;
(B) a autoridade e a desobediência;
(C) o trabalho e o lazer;
(D) a teoria e a prática;
(E) a ignorância e o conhecimento.
11. O segmento do texto que NÃO apresenta qualquer processo de intensificação
vocabular é:
(A) Arrumar o homem é a tarefa das tarefas...;
(B) Em menos de uma hora era impossível.;
(C) Era mais fácil.;
(D) Nunca ouvi verdade tão cristalina;
(E) A idéia mais luminosa que ocorreu ao pai...
12. ... você não percebeu que atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem?
...se é que se quer arrumar o mundo ; a palavra mundo nesses dois segmentos:
(A) apresenta significados idênticos;
(B) representa significados opostos;
(C) mostra significados abstratos;
(D) possui alguns traços em comum;
(E) é exemplo de substantivo próprio.
13. ...pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça...; a palavra pôr leva acento
gráfico pela mesma razão que nos leva a acentuar:
(A) você;
(B) têm;
(C) pára;
(D) nó;
(E) pôde.
14. "Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra
final. ; a oração reduzida sublinhada só NÃO pode equivaler semanticamente a:
(A) ...porquanto ouvia a palavra final;
(B) ...quando ouvi a palavra final;
(C) ...após ouvir a palavra final;
(D) ...enquanto ouvia a palavra final;
(E) ..depois de ouvir a palavra final.
15..se é quer se quer arrumar o mundo.; a frase final do texto mostra que:
(A) o autor do texto participa do desejo geral de mudar o mundo;
(B) só uma parte da população anseia por mudanças;
(C) o autor do texto faz uma ressalva negativa sobre o desejo das pessoas;
(D) o filho do engenheiro desconfia das reais intenções das pessoas;
(E) só o mundo, por si mesmo, pode salvar-se.
16. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo...; as
vírgulas que envolvem o segmento sublinhado:
(A) marcam um adjunto adverbial deslocado;
(B) indicam a presença de uma oração intercalada;
(C) mostram que há uma quebra da ordem direta da frase;
(D) estão usadas erradamente porque separam o sujeito do verbo;
(E) assinalam a presença de um aposto.
Gabarito Prova I
01 D 02 D 03 C
04 B 05 A 06 B
07 A 08 Anulada 09 E
10 A 11 B 12 D
13 C 14 A 15 C
16 E
PROVA
II
01. Em 2001, os números de acidentes, mortos e feridos nas rodovias federais do
país diminuíram em relação a 2000, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal(
PRF) divulgados no dia 21/02/2002.
* Para que sejam preservadas as relações semânticas e a correção gramatical do
primeiro período do texto, ao se empregar a expressão “os números” no singular,
devem ser feitas as seguintes substituições: “diminuíram”por diminuiu e
“divulgados” por divulgado. { C - E }
02. Segundo esse coordenador, o comportamento do motorista brasileiro ainda é
preocupante. “As tragédias ocorrem em decorrência da falta de respeito às leis
de trânsito”, disse.
* De acordo com os sentidos textuais, a expressão “em decorrência da falta de
respeito às leis de trânsito” mantém a coerência e a correção gramatical do
texto ao ser substituída por como decorrência do desrespeito às leis de
trânsito ou como decorrência de se desrespeitarem as leis de trânsito. { C - E
}
TEXTO 01:
Hotel
incluído
Em viagens acima de 300 km, não vale a pena usar o carro quando se está
sozinho. O preço médio da passagem de ônibus entre as cidades de São Paulo e
São José do Rio Preto é de R$ 50,00 ( ida e volta ), enquanto, de carro,
gasta-se R$ 65,00 só de pedágios ( doze ). Some a esse valor 1,5 tanque de combustível
( R$ 130,00 ) e você terá gasto quatro vezes mais para desfrutar do prazer de
dirigir do que gastaria se trocasse a direção por um assento de passageiro.
Isso sem falar no desgaste do veículo e na possibilidade de ser multado se a
pressa de chegar ao destino reduzir o seu cuidado em dirigir defensivamente.
Ao usar o ônibus, é como se você ganhasse de presente uma diária em um hotel de
bom nível na cidade para a qual viaja. Ou, se preferir, todas as refeições do
fim de semana incluídas.
03. Como estratégia argumentativa, o leitor do texto ora é referido pelo índice
de indeterminação “se”, ora pelo pronome “você”. { C - E }
04. Embora o verbo “usar” não tenha explicitamente sujeito, textualmente
pode-se para ele subentender o pronome se . { C - E }
05. O tempo verbal de “terá gasto” indica uma ação que terá sido realizada
antes de outra ocorrer no futuro, na hipótese de não se trocar a direção por um
assento de passageiro. { C - E }
06. Na linha 5, a conjunção “e” adiciona dois complementos ligados a “falar”(
linha 5 ) { C - E }
TEXTO 02: CAPÍTULO XV - DAS INFRAÇÕES
Art. 161. Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito
deste Código, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN, sendo o
infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada
artigo, além das punições previstas no Capítulo XIX.
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis
decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que
determine dependência física ou psíquica: Infração - gravíssima; Penalidade -
multa ( cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medidas...
07. As palavras “inobservância( linha 1 ), “indicadas” ( linha 3 ),
“influência” ( linha 5 ) apresentam o mesmo prefixo, apesar de pertencerem a
classes gramaticais diferentes. { C - E }
08. A coerência do texto e as regras gramaticais seriam respeitadas, caso se
inserisse às imediatamente antes de “medidas” ( linha 2 ). { C - E }
09. Para efeito de aplicação das penalidades previstas, a conjunção “ou” (
linha 4 ) deve ser entendida como também inclusiva. { C - E }
TEXTO 03: As ações de respeito para com os pedestres.
> Motorista, ao primeiro sinal do entardecer, acenda os faróis.
Procure não usar a meia-luz.
> Não use faróis auxiliares na cidade.
> Nas rodovias, use sempre os faróis ligados. Isso evita 50% dos
atropelamentos. Seu carro fica mais visível aos pedestres.
> Sempre, sob chuva ou neblina, use os faróis acesos.
Ø Ao se aproximar de uma faixa de pedestres, reduza a velocidade e preste
atenção. O pedestre tem a preferência na passagem.
Ø Motorista, atrás de uma bola vem sempre uma criança.
Ø Nas rodovias, não dê sinal de luz quando verificar um trabalho de radar da
polícia. Você estará ajudando um motorista irresponsável, que trafega em alta
velocidade, a não ser punido. Esse motorista, não sendo punido hoje, poderá
causar uma tragédia no futuro.
Ø Não estacione nas faixas de pedestres.
10. Entre os diversos fatores que ampliam as ações de respeito para com os
pedestres, está o fortalecimento do conceito de cidadania, marcante na
civilização contemporânea. { C - E }
11. Embora o vocativo “Motorista” esteja explícito apenas em dois tópicos do
texto, o emprego dos tempos verbais indica que está subentendido em todos os
demais. { C - E }
12. As relações semânticas no terceiro tópico permitem subentender a idéia de
porque entre “atropelamentos” e “Seu”. { C - E }
13. No quarto tópico, a circunstância “sob chuva ou neblina” tem função
caracteristicamente explicativa e, por isso, se for retirada, não se alterarão
as condições de uso para “faróis acesos”.(C- E }
14. O sexto tópico, diferentemente dos outros, não explicita a ação do
motorista, apenas fornece uma condição para que seja subentendida cautela. { C
- E }
TEXTO 04 : Educação para o trânsito: RS, ES e DF integram o Rumo à Escola
Buscando implementar a temática do trânsito nas escolas de ensino fundamental,
o Departamento Nacional de Trânsito ( DENATRAN) implantou o projeto Rumo à
Escola. Até o momento, 165 escolas das capitais de 11 estados estão integradas
ao projeto. Nessa quarta-feira ( 27/2), integram o programa o Rio Grande do Sul
e o Espírito Santo. No dia 28, será a vez do DF e, em 14 de março, de São
Paulo.
Após sua implementação em São Paulo, o projeto terá concluído a adesão de sua
primeira de três etapas. No dia 21 de março, está prevista uma teleconferência
nos estados contemplados pelo programa.
15. O gerúndio em “Buscando” inicia uma oração subordinada que mantém com a
principal do período um nexo de circunstância causal. { C - E }
16. No texto, a idéia terminativa da ação em “estão integradas” ( linha 3 ),
que corresponde, em geral, às formas de pretérito perfeito, opõe-se à idéia
não-terminativa do presente em “integram”( linha 3 ), que pode ser interpretada
como a ocorrer no futuro. { C - E }
17. Mantém-se a coerência textual, mas altera-se a voz do verbo, de passiva
para reflexiva, ao se substituir a construção verbal “está prevista” ( linha 6
) por prevê-se. { C - E }
TEXTO 05
Os EUA acreditam que o Brasil seja o segundo maior consumidor de cocaína do
mundo. Segundo o subsecretário do Escritório Internacional para Assuntos de
Entorpecentes, James Mack, estima-se que o país consuma entre 40 e 50 toneladas
de cocaína por ano. A estimativa baseia-se na produção e circulação da droga no
mundo. Em 2000, foram produzidas 700 toneladas de cocaína, estando 95% da
produção concentrada na Colômbia.
Desse total, segundo Mack, 100 toneladas passam pelo Brasil, mas apenas entre
50 t e 60 t chegam à Europa. Os norte-americanos acreditam que a droga que não
vai para a Europa é consumida no Brasil. O Brasil só ficaria atrás dos EUA,
que, em 2000, consumiram 266t . “Em 1999, 80% da cocaína do mundo foi consumida
nos EUA e, em 2000, conseguimos reduzir esse total para menos da metade. O
problema é que a droga está indo para outros países, entre eles o Brasil”,
disse Mack.
Mack veio ao Brasil, acompanhado de outros especialistas norte-americanos no
assunto, para a reunião anual entre o Brasil e os EUA sobre coordenação no
combate ao narcotráfico e outros ilícitos, como lavagem de dinheiro, por
exemplo.
18. O fato de o Brasil ser “o segundo maior consumidor de cocaína do mundo”(
linha 1 ) conservará as mesmas relações de coerência com a argumentação do texto
se, em lugar de “acreditam” ( linha 1 ), dor usado sabem, com as devidas
alterações sintáticas. { C - E }
19. O emprego de “consuma” ( linha 3 ) indica, sintaticamente, uma ação
dependente de outra, ao mesmo tempo que denota uma hipótese, algo de que não se
pode afirmar a certeza. { C - E }
20. Mantêm-se as mesmas relações percentuais ao se empregar a preposição em no
lugar de “para” na expressão “para menos da metade” ( linha 9 ) . { C - E }
GABARITO:
PROVA II
01 E 06 C 11 C 16 C 21 E
02 C 07 E 12 C 17 E 22 E
03 C 08 C 13 E 18 E
04 C 09 C 14 C 19 C
05 C 10 C * 15 C 20 E