domingo, 24 de novembro de 2013

Informação e conhecimento

Informação e conhecimento são palavras que as pessoas confundem. São sinônimas? Há diferença entre esses dois termos?  Conforme o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa a definição de informação consta como “ato ou efeito de informar; transmissão de notícias; comunicação”. Enquanto que a palavra conhecimento, segundo a mesma fonte, é definida como “ato ou efeito de conhecer; faculdade de conhecer; consciência da própria existência (...)”.
As palavras são originárias do latim. A palavra “informação” se origina de “informatio,onis – delinear, conceber ideia", ou seja, dar forma ou moldar na mente. Já “conhecimento” vem de “Com – junto” mais “Gnoscere – obter conhecimento, chegar a saber”, formando então a palavra “Cognoscere – conhecer, saber”.  Portanto a significação das palavras traz indícios de diferenças entre elas.
Com o avanço tecnológico o acesso à informação ocorre numa velocidade extraordinária no cenário global.  A informação está acessível em todo lugar, ruas, escolas, shoppings, enfim, é possível ter disponível informação do mundo todo com rapidez.  São muitas informações que acaba por confundir os usuários e/ou crítica mais profunda sobre estas informações.
Conforme os conceitos acima referidos, observamos que conhecimento é algo que vai além da informação. Envolve uma ação, pois se constrói conhecimento a partir de uma informação recebida.
Adquirir conhecimentos não é compreender a realidade retendo informação, mas utilizando-se desta para desvendar o novo e avançar, porque quanto mais competente for o entendimento do mundo, mais satisfatória será a ação do sujeito que a detém. Dessa forma, a informação facilita o processo de cognição, mas, por si só não realiza efetivamente o conhecimento.
Diante disso, devemos nos tornar irresponsáveis ao compartilhar uma informação. Não podemos dar nosso nome e opinião em assuntos que não temos conhecimento suficiente, sem refletir, sem saber se são reais e sem entender seu significado real.
O acesso, informação e conhecimento são cada vez mais vitais em um mundo altamente competitivo e globalizado, quem não as conseguir estará fatalmente à margem das oportunidades.
Porém devemos atentar que muita informação acaba por confundir os usuários, podendo trazer mais riscos do que benefícios para o conhecimento.

Informar é simplesmente divulgar algo, enquanto que o conhecimento obtém-se por meio de um juízo e opinião com base em estudos e reflexão sobre esta divulgação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário