segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cinco erros cometidos por concurseiros

Estudar para concurso exige decisão de começar a se preparar e elaborar um cronograma de estudos para depois iniciar a preparação a ser realizada diariamente. Acima de tudo é preciso dedicação e força de vontade.  Mas principalmente, procure evitar alguns equívocos cometidos por muitos que estão dispostos a enfrentar a maratona de um concurso.

a) Não manter o foco
Você começa a estudar usando o computador ou pesquisar sobre um tema na internet, olha no relógio uma hora depois e nem se lembra o que mesmo que iria estudar. Ou ainda, começa a estudar matemática, mas está cansado e logo muda para português e decide ler aquela notícia que pode cair na redação ou na prova de atualidades, e logo está perdido e se passou mais uma noite improdutiva.
Como corrigir o erro: começou termine! Não invente vários materiais para estudar. Escolha um e use-o até terminá-lo.

b) Culpar o outro
Hoje é sábado e você tirou o dia para estudar, mas o vizinho decidiu fazer uma festa e você não estudou por causa do barulho. Sua família não te apóia e sai para comemorar a promoção do seu primo na multinacional que ele trabalha e ganha bem, e nem precisou estudar para concurso. Então, você deixa de estudar e vai comemorar com eles.
Como corrigir: Quem está estudando é você, não sua família. Seus amigos, parentes, namorado, vizinho podem pensar diferente de você. A meta é sua, não responsabilize o outro pelos seus atos.

c)  Inconstância
Após decidir prestar aquele concurso com um excelente salário, você compra o material, estuda e não é aprovado. Então pára e decide fazer outra coisa da vida, estudar inglês, fazer intercâmbio, curso de culinária. Dois anos depois você volta a estudar para outro concurso. Resultado: não é aprovado novamente!
Como corrigir: estudar para concurso público é um investimento de longo prazo, meses ou até anos. Se não passou nas primeiras provas, mas sonha com o cargo público, continue estudando até passar.

d)  Não saber lidar com frustrações
Se você tem entre 20 e 40 anos de idade é da geração Y, a geração nascida entre o final dos anos 1970 até 1990 tem mais dificuldade em lidar com frustrações. Devido ao contexto social e a forma como foram criados, essa geração tem mais dificuldade em balancear a vida real com as expectativas, e caba sofrendo com a frustração e desiste dos seus projetos pessoais.
Como corrigir: não desista! Levante a cabeça e siga com seus projetos, a realidade é muito mais difícil que nossos sonhos.

E) Impulsividade
Distrair-se facilmente e perder o raciocínio daquela questão, ler parte do enunciado e já ir respondendo a pergunta antes de ler todas as alternativas.
Como corrigir: mantenha a calma, faça as questões passo a passo, leia e releia preste muita atenção.

Baseado em  APROVA CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário